ESTALÃO OFICIAL DO BEARDED COLLIE

Mobirise Website Builder

EVANGELINE LILLY DE L'ARCHE D'URK (PPW10, JE10, JP10 e CH JOVEM GIBRALTAR) - Pr. Paulo Marques

Características
Alerta, vivo, confiante e activo.

Aparência Geral
Cão activo e não pesado, mais comprido do que alto numa proporção de 5 para 4 medido do inicio do tórax ao fim da nádega. As cadelas podem ser um pouco mais compridas.
Embora de constituição forte deverão mostrar leveza de corpo e não podem parecer demasiado pesados.
Expressão alerta e com brilho, são uma qualidade a distinguir.

Temperamento
Sóbrio, inteligente como cão de trabalho, sem sinais de nervosismo ou agressividade.

Cabeça e Crânio
Cabeça proporcional ao tamanho do cão. Crânio largo, plano e quadrado, devendo a distância entre o "Stop" e o Occipital ser igual à existente entre os orifícios das orelhas. Chanfro forte e igual em comprimento à distância entre o "Stop" e Occipital. A aparência geral da cabeça deverá ser a de um cão com chanfro forte e crânio largo. Stop moderado. Nariz largo e quadrado, geralmente preto mas normalmente seguindo a cor do pêlo, nos cães azuis e castanhos. O nariz e os lábios são de cor sólida sem malhas ou pintas, sendo a sua pigmentação igual à das pálpebras.

Mobirise Website Builder

Diana de Gianvie - Cr. Pr. Visitacion Echeverria

Corpo

O comprimento do corpo é o da caixa toráxica e não o dos rins. Costelas bem arqueadas mas não abarriladas. Região lombar forte, dando ideia de cão enérgico.

Pés

Ovais na forma, com almofadas fortes. Dedos arqueados e juntos, bem cobertos de pêlo, incluindo os espaços interdigitais.

Olhos

Do tom da cor do pêlo, muito afastados e grandes, de expressão calma e afectuosa e não salientes.
Arcadas supraciliares ligeiramente salientes sem ocultarem os olhos.

Orelhas

De tamanho médio e pendentes. Quando alerta levantam da base mas não sobem acima do nível do crânio, aumentando a sua largura aparente.

Boca

Dentes grandes e brancos. Mandíbulas fortes devendo fechar em tesoura, isto é, quando fechada a boca, a dentição superior deverá estar colocada à frente da inferior, tocando-a. Dentição em pinça aceitável mas não desejada.

Pescoço

Moderadamente comprido, musculoso e ligeiramente arqueado.

Quartos Dianteiros

Espáduas bem anguladas. Braços direitos bem aprumados e verticais, devendo ser fortes e bem cobertos de pêlo. Articulações flexíveis e não rígidas.

Quartos Traseiros
Bem musculosos, com boas coxas, bem angulados e curvilhões baixos, assentando no chão em angulo recto e em extensão normal formando uma linha vertical até à nádega.

Movimento

Flexível, suave e de longo alcance, cobrindo o terreno com o mínimo esforço.

Cauda
Inserida baixa sem gancho ou óculo devendo tocar os curvilhões. Em movimento, de porte baixo mas movendo-se alegremente. A maior velocidade poderá subir até a linha do tronco mas nunca acima desta. Coberta de abundante pêlo.

Pelagem

Dupla, isto é com sub-pêlo, abundante e cerrada. A pelagem exterior deverá ser lisa ou um pouco ondulada, forte e áspera ao tacto, não lanosa e sem nós. O comprimento e densidade deverão ser suficientes para aumentar o volume e realçar a forma do cão, desde que não escondam as linhas naturais do corpo. Não é permitida qualquer tipo de tosquia. Cana do nariz coberta de pêlo menos denso aumentando para baixo de modo que tape os lábios. As faces, a parte inferior dos lábios e o maxilar inferior são cobertos de longo pêlo formando a típica barba (Beard).

Altura

Machos - 53 a 56 cm
Fêmea - 51 a 53 cm
Boas qualidades e proporções deverão ser levadas em linha de conta com mais cuidado do que a altura, no entanto variações excessivas destas medidas deverão ser desencorajadas.

Cor

Cinzento Ardósia, Castanho Avermelhado, Preto, Azul, todas as tonalidades de Cinzento, Castanho e cor de Areia, malhados ou unicolores. Quando malhados, o branco é permitido no chanfro e no crânio formando uma estrela, na extremidade da cauda, membros anteriores e posteriores, pés e colar que nunca deverá ultrapassar as espáduas. O branco não deverá ainda aparecer acima da linha dos curvilhões na parte interior dos membros. Uma ligeira marcação afogueada (tricolor) é aceitável à volta dos olhos, no interior das orelhas, faces, na região anal e nos membros, devendo o branco ser a cor principal.

Defeitos

Todas as faltas aos pontos anteriores deverão ser consideradas defeitos, embora apreciando-se a gravidade na exacta medida do grau do defeito.

Nota

Os machos deverão ter dois testículos aparentemente normais e descidos.

AI Website Generator