O COLLIE CLUBE de PORTUGAL

O Collie Clube de Portugal foi fundado em 1982 e é o clube de uma só raça mais antiga de Portugal.

Os dados de que dispomos sobre os primeiros registos de Collies datam dos anos trinta, constando que foi registado o primeiro Collie. Este exemplar, de nome Ivan, nasceu a 18/03/32, filho de Jack de Bradgate e de Bradgate Primula e foi criado pelo Sr. W.G. Archar.

A canicultura em Portugal tinha dado os primeiros passos e, como tal, antes dos registos LOP, nada mais se sabe da criação de Collies. O Collie Clube de Portugal foi fundado em 16 de Junho de 1982, após cerca de dois anos de conversações com o Clube Português de Canicultura.

Na altura, tudo se tornava um pouco difícil e quando foi solicitado ao CPC a criação de um clube onde fossem abrangidos todos os cães de Pastores Britânicos, somente foi autorizada a formação de um clube onde a família Collie fosse representada, assim como o Shetland Sheepdog. A sua fundação deve-se à iniciativa da Senhora Evy Pini que na altura era a maior criadora de Collies em Portugal e uma grande apaixonada pela raça, com o afixo Helgolafs. Foi ela quem deu o primeiro passo que levou a bom termo a fundação de um clube de Collies em Portugal.

O Collie Clube de Portugal foi assim o segundo clube a ser reconhecido pelo Clube Português de Canicultura, sendo hoje o mais antigo.

Após a fundação do Collie Clube de Portugal, a raça estava pouco difundida em Portugal, havia relativamente poucos criadores e algumas linhas eram bastante antigas, o que levou a Evy Pini a importar em grande força linhas de Inglaterra e Itália. Anos mais tarde, muitas linhas de sangue britânico entraram em Portugal, destacando-se os afixos Ladypark, Dunsinane, Rokeby, Coridon, e outros, e posteriormente Cambiano, Pelido e Razda. Recentemente foram introduzidos em Portugal exemplares de criadores Espanhóis, como é o caso do canil de Y'anna que estendeu o seu afixo a Portugal, e do afixo Spannish Style's.

A INFLUÊNCIA DE PORTUGAL NO INT. COLLIE SOCIETY

Após a fundação do Collie Clube de Portugal e dadas as excelentes relações internacionais estabelecidas através de Evy Pini, realizou-se no Algarve, aquando da Exposição Internacional de Outubro de 1982, um encontro de vários criadores e clubes de raça Collie de diversos países que foi denominado na altura "Portugal Collie Holiday Convention". Neste encontro estiveram presentes cerca de 70 pessoas, representando vários clubes de Collies, designadamente Reino Unido, Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Alemanha e Holanda.

Este foi o primeiro passo no sentido dum movimento associativo dos Collies, tendo sido organizado outros encontros, em 1986 na Jugoslávia, em 1987 na Suécia e em 1989 na Dinamarca aquando do Campeonato do Mundo. A adesão a estes encontros era grande e foi reconhecida a necessidade de se criar uma associação internacional de clubes de Collies, a qual veio a denominar-se "International Collie Society (ICS)", sendo o Collie Clube de Portugal sócio fundador e o seu Director o Dr. Belarmino Martins eleito como representante no Comité Internacional. Outros encontros se realizaram, nomeadamente em 1994 em Portugal, em 1995 na Noruega, 1996 na Hungria, 1997 na Inglaterra e por ultimo em 1998 no Luxemburgo.
Em 1994, com a realização do Campeonato Europeu em Portugal, teve de novo o Collie Clube de Portugal a honra de organizar o congresso que até ao momento reuniu a maior participação de sempre. O Collie Clube de Portugal é reconhecido internacionalmente como um dos clubes que tão bem tem sabido receber e que desde a fundação da "International Collie Society" tem estado sempre presente em todos os congressos realizados.

Sendo que o clube foi criado quase que exclusivamente com os Rough Collies, situação que foi alterada em 2010 com a proposta de um novo sócio, no intuito de alterar toda a dinâmica do CCP, sendo que hoje estão espelhadas as 5 raças que representa em todas as suas atividades.

Objetivos do CCP

Clique AQUI

Estatutos do CCP

Clique AQUI

Órgãos sociais do Collie Clube de Portugal

Mesa da Assembleia Geral
Presidente - Belarmino Gonçalves Martins
Secretário - Eduarda de Sousa Pires
Secretário - Albano Jorge Nogueira Moreira

Conselho Diretivo
Presidente - Joaquim Vidigal Preces Diniz
Vice-Presidente - Maria Fernanda Margarido da Silva Moreira
Vice-Presidente - Ana Bela Ferreira Rodrigues Neto

Conselho Fiscal
Presidente - Sofia Alexandre Henriques Gonçalves Marques
Vogal - Jandira Fernandes Pereira
Vogal - Luís Carlos Pinheiro Soares Santa 

AI Website Generator