ESTALÃO OFICIAL DO SHETLAND SHEEPDOG

Mobirise Website Builder

Quila
Cr. Rui Monteiro

Características
Alerta, inteligente, forte e activo

Aspecto Geral

Cão pequeno de trabalho, dotado de grande beleza, pêlo comprido muito limpo e sem nós. Perfil simétrico de modo a que nenhuma parte do corpo seja desproporcionada. O pêlo abundante, a juba, a forma da cabeça e a expressão terna representam o ideal.

Mobirise Website Builder

Temperamento
Afectuoso e dedicado ao dono sendo reservado para os estranhos, e nunca nervoso.

Mobirise Website Builder

Ch Beckward I´ve got a Secret
Pr.Claudia Gamito

Cabeça e Crânio

Cabeça fina, quando vista de cima ou de perfil, e de forma cónica desde as orelhas ao nariz. Largura de crânio proporcional ao comprimento e ao focinho, devendo estar em perfeitas proporções com o tamanho do cão. Crânio liso, moderadamente largo entre as orelhas sem proeminências do occipital. Faces lisas em perfeita fusão com um focinho bem redondo. Crânio e chanfro de igual comprimento. Eixos crânio-faciais paralelos com um stop ligeiro mas definido. Nariz, lábios e pálpebras pretas. A expressão característica é obtida pela perfeita construção e combinação do crânio e face, forma, côr e posição dos olhos, e orelhas com porte e posição correctas.

Olhos

De tamanho médio, implantados obliquamente em forma de amêndoa. Castanho escuro, excepto nos azuis, onde um ou os dois podem ser azuis ou azuis salpicados de castanho.

Orelhas

Pequenas, moderadamente largas na base, colocadas muito próximas e no topo do crânio; em repouso lançadas para trás, quando alerta voltadas para a frente e de porte semi-direito com as pontas caídas.

Boca

Queixada direita, forte e com mandíbulas interiores bem desenvolvidas. Lábios cerrados. Dentição em tesoura, isto é, a superior à frente da inferior mas tocando-a. A dentição que não seja completa, de 42 dentes, é altamente indesejável.

Pescoço

Musculoso, bem arqueado, de comprimento suficiente para sustentas a cabeça com orgulho e altivez.

Quartos Dianteiros

Ombros muito bem colocados e angulados. Braço e antebraço de comprimento sensivelmente igual, com cotovelo equidistante do chão e do ombro. Aprumos direitos quando vistos de frente, musculosos e secos, com osso forte. Ligamentos fortes e flexíveis. 

Corpo

Ligeiramente mais longo desde a espádua à ponta da garupa do que a altura até à espádua, isto é, ligeiramente mais comprido do que alto. 

Quartos Traseiros

Coxas largas e musculosas com ossatura colocada na pélvis em ângulo recto. As articulações têm angulações distintas. Articulações do jarrete bem desenhadas e anguladas com ossatura forte. Jarrete direito quando visto de trás. 

Pés
Ovais, com solas bem almofadadas e dedos arqueados e fechados. 

Movimento

Flexível, suave e gracioso com impulso dos quartos traseiros cobrindo bastante terreno, com o mínimo esforço.
Movimento picado, enrolado, com passada curta ou saltitante são altamente indesejáveis.

Cauda

Implantada baixa, devendo tocar os jarretes, com pêlo abundante. Pode elevar-se ligeiramente em movimento mas nunca ultrapassando a linha do dorso. Nunca dobrada. 

Pelagem

Pêlo duplo, com pelagem exterior muito comprida e de boa textura, sub-pelo suave, curto e cerrado. Juba, peito e patas traseiras bem cobertas de pêlo. Patas traseiras acima dos jarretes com pêlo bastante abundante, abaixo do jarrete pêlo pouco denso e curto. Cabeça com pêlo liso e curto. Exemplares de pelagem curta são altamente indesejáveis. 

Cores

Fulvo (marta) - clara ou sombreada, qualquer tom de dourado claro ou mogno escuro. Tons acinzentados ou lobeiros são indesejáveis.
Tricolor - Preto no corpo, preferivelmente com marcações fulvas escuras.

Mobirise Website Builder

Blackberry d´Ares da Serra
Pr. Cr. Claudia Gamito

Blue Merle (azul) - Azul prateado claro, com malhas e pequenas manchas pretas. Marcações fulvas são preferidas mas a sua ausência não é penalizada. Grandes malhas pretas côr de ardósia ou azul tingido de preto, no pêlo ou no sub-pêlo são altamente indesejáveis. A aparência geral da côr deverá ser sempre o azul.

Mobirise Website Builder

A-Bluespirit d’Ares da Serra (PPW2010, LW10, JP10, JGI) “Blue” Pr. Claudia Gamito

Preto e Branco e Preto Afogueado - São também cores reconhecidas.

As marcações brancas são permitidas (excepto nos pretos afogueados) na fronte, colar e peito, mãos e patas e ponta da cauda, sendo altamente indesejáveis noutras partes do corpo.

Tamanho e Peso
Machos 37 cm
Fêmeas 35,5 cm

Com tolerância de 2,5 cm para mais ou para menos, sendo altamente indesejável se passar destes limites de tolerância.

Defeitos

Todas as faltas aos pontos anteriores deverão ser consideradas defeitos, embora apreciando-se a gravidade na exacta medida do grau do defeito.

Nota
Os machos deverão ter dois testículos aparentemente normais e descidos.

HTML Builder